(15)

(15)

(15)

Pedra Brita Reciclada

Pedra Brita Reciclada: Entenda o que é, como é extraída e qual sua funcionalidade

Seja em obras de infraestrutura, pré-moldados, pavimentação, construções e até mesmo decoração de ambientes, a brita é considerada um material essencial e muito popular na construção civil. Sua versatilidade é tamanha que vai desde a produção de concreto, até a decoração de um jardim.

Para reduzir os impactos do meio ambiente, surgiu a ideia da pedra brita reciclada. Um item sustentável, versátil, que é recomendado para a utilização em concreto sem responsabilidade estrutural.

A pedra brita reciclada é considerada uma substituta da brita natural, criada a partir de fragmentos de rochas. Na pedra brita reciclada, o material é obtido através de resíduos provenientes de obras da construção civil. Desta forma, podendo ser utilizada mais uma vez em construções ou em produção de materiais e produtos com base reciclada.

Para fazer a reciclagem do material, a companhia responsável realiza a coleta e efetua a seleção dos elementos. Logo após, é realizado um processo de triagem e diversos procedimentos mecanizados para uma melhor seleção das matérias, garantindo a qualidade e evitando o comprometimento da saúde de quem irá manusear posteriormente.

A aquisição da pedra brita reciclada varia de acordo com a necessidade do cliente, afinal pode ser encontrada em diversos tamanhos. Com grãos que vão desde 4,8 mm até 100 mm, cada tipo de brita tem uma função específica.

De acordo com especialistas, a pedra brita reciclada é recomendada para a construção de obras que não tenham uma grande função estrutural, tal como drenos, preparação da base de pavimentos, estacionamentos e diversas outras ações.

Conheça os tipos de brita existentes no mercado

Atualmente existem seis tipos de brita que são utilizadas na construção civil de forma integral, se fazendo necessária para a base de grande parte dos materiais. Mas quando tratamos da pedra brita reciclada, temos que levar em conta que além de um material sustentável é uma solução que oferece excelente custo-benefício para quem o adquire.

A pedra brita reciclada, por mais que possa ser encontrada em tipos 1, 2 ou 3, tem praticamente as mesmas aplicações em cada um dos modelos. São elas: produção de concretos não estruturais, base e sub-base de estradas, preparação de base de pavimentos, estacionamentos e muitas outras utilizações.

Confira abaixo quais são os tipos de brita oferecidos por uma empresa amiga do meio ambiente e a função de cada uma:

  • Brita 0 ou Pedrisco: Considerado o material base para a fabricação de blocos de cimento, o pedrisco possui dimensões de 4,8 mm a 9,5 mm. Sendo assim, também é amplamente usado para alvenaria de vedação, calçamento, lajes pré-moldadas e acabamentos em geral;
  • Brita 1: É o produto mais utilizado na construção civil, com malha que varia entre 9,5 mm e 19 mm. Deste modo, sendo recomendado para base e sub-base de estradas, produção de concretos não estruturais, drenos, entre outros;
  • Brita 2: Considerada um material utilizado para produção de concretos não estruturais de maior espessura, a brita 2 possui granulometria que varia desde 19 mm até 25 mm. Por ser mais resistente, é utilizada em fundações e na formação de concreto bruto;
  • Brita 3: Este tipo de material é recomendado para construções de aterros, drenos, preparação da base de pavimentos e até mesmo lastros ferroviários. Possuindo uma granulometria de 25 mm a 50 mm, não é recomendada para a produção de concreto;
  • Brita 4 e 5: É um material que pode ser utilizado para a construção de ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto), tubulações, lastros ferroviários e até mesmo gabiões. Com uma malha de 50 mm e 76 mm e 76 mm e 100 mm, respectivamente, as britas 4 e 5 possuem aplicações específicas e pontuais.
  • Rachão: É um tipo de brita não classificado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), ainda assim é utilizada para a base de pavimentação asfáltica, melhoria de estradas não pavimentadas e reforço para um solo com pouca capacidade de suporte.
  • Bica Corrida Mista: Assim como o rachão, a bica corrida mista é considerada a base de pavimentação asfáltica, esta matéria é resultante da britagem primária de rocha sã e a mistura de variados tamanhos de pedra. Com granulometria que pode chegar até 50 mm, sua função é realizar a melhoria de estradas não pavimentadas e reforçar o solo que tem pouca capacidade de suporte.

Deseja encontrar uma companhia de pedra brita reciclada?

Com o objetivo de ser referência no mercado de reciclagem para a construção civil e serviços ambientais, a EcooQualy é pioneira na reciclagem de RCD. Coordenada por profissionais e instituições sociais, a companhia desenvolve soluções eficientes para a sociedade e o meio ambiente.

Localizada em Votorantim, no interior de São Paulo, a EcooQualy oferece serviços de Gestão e Reciclagem de Resíduos Sólidos para Construção Civil, Capacitação e Venda de Sub-Produtos Reciclados. Deste modo, desenvolvendo soluções que melhor atendam as necessidades de seus clientes e parceiros.

Buscando ser destaque quando se busca por pedra brita reciclada, a companhia produz e vende produtos que são extraídos do processo produtos da construção civil. Deste modo, os reciclando e inserindo de volta de maneira sustentável e responsável.

Conheça agora mesmo os serviços e produtos que uma empresa reconhecida no mercado, como a EcooQualy pode fornecer.

Pedra brita reciclada e pedrisco

Para compreender as diferenças que melhor caracterizam a pedra brita reciclada e o pedrisco, não espere: entre em contato com a EcooQualy Usina de Reciclagem de Resíduos-RCD, que comercializa ambos os produtos com valores insuperáveis pela concorrência, e saiba mais. A EcooQualy Usina de Reciclagem de Resíduos-RCD foi fundada em 2011 e está à sua espera!

.